Toda criança precisa brincar! O brincar possibilita o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional, afetivo e social das crianças. Assim, é estimulada a sua criatividade, autoconfiança, concentração, formação de vínculo, dentre outros aspectos que favorecem para a descoberta do mundo da própria criança.
Ainda hoje há no imaginário dos pais um conceito de que o brincar esteja relacionado apenas ao entretenimento e dessa forma, não conseguem avaliar o valor da brincadeira para o filho dentro de uma dimensão de utilidades mais importantes.
É no brincar que a criança ampliará as suas percepções acerca de seu universo. Os pais devem fazer parte integral do desenvolvimento dos pequenos, por sua vez, é de suma importância se entregarem a esse mundo para ensinarem e também aprenderem junto com eles. Nada melhor do que o brincar para formar vínculo e se fazer presente/participante desse universo.
Perceba, eu estou falando do lugar de participante no sentido de responsabilidade, é diferente de ajudante, por isso mamães/papais saiam de posturas duronas e se entreguem as brincadeiras. Vivam como corresponsáveis ao desenvolvimento dos seus filhos.
Essa relação participativa é fundamental tanto para as crianças como para os pais em que possibilita o ensinamento de valores e o estreitamento de um vínculo saudável reforçando a afetividade, companheirismo, enfim, o interessante é que o filho perceba os pais como parte presente da sua vida de modo que possa confiar e até imitar. Os pais, por sua vez, ao adentrar nesse mundo passam a conhecer e compreender melhor os seus filhos.
Embora a correria do dia a dia faça com que entremos em um círculo verbal de: “não tenho tempo” “tô cansado”, entre outras variações, é importante se atentar a esse movimento, pois ter tempo para brincar com o filho está dentro da ideia de cuidado, se você não brinca com ele, certamente, você estabelecerá uma relação vazia.
Por fim, se você chegou ao final dessa leitura, o meu convite é que você brinque com o seu filho, caso ainda não tenha essa rotina, então ESTABELEÇA! Pois, com toda a certeza você promoverá para si e para ele bons frutos como, por exemplo, combate a obesidade, o sedentarismo, desenvolvimento da motricidade, promoção do autoconhecimento corporal, estímulo de competências socioemocionais, promoção de resiliência, ensinamento do respeito ao outro, desenvolvimento da atenção e o autocontrole, incentivo do trabalho em equipe, estimulo do raciocínio estratégico, promoção da criatividade e a imaginação, além de estabelecer regras e limites. Por esse motivo: brincar é coisa séria!
Comments